Mistura Fatal: adição de biodiesel ao diesel prejudica motores

adição de biodiesel ao diesel prejudica motores

Conforme as inovações tecnológicas estão acontecendo, grandes empresas estão se movendo a favor da sustentabilidade com utilização de combustíveis e ações sustentáveis para um melhor desempenho no setor do transporte. Com a utilização de biocombustíveis, grandes corporações estão aderindo ao novo modelo sustentável para o abastecimento de transportes que vem ganhando força nos últimos anos.

Mistura acima de 10% gera problemas para os motores

Saiba mais sobre motor de caminhão e acerte na próxima compra - Blog Juntos no Caminho - Tudo sobre o seu caminhão

Apesar de todas as vantagens que o segmento do transporte ganha com ações sustentáveis na utilização de biodiesel para caminhões de todos os tamanhos, houve um grande problema com a mistura de biodiesel com o diesel, que em uma quantidade acima de 10% está gerando sérios problemas nos motores. Essa questão tem gerado vários debates sobre o assunto e causa insegurança entre os representantes das grandes empresas do setor, principalmente com o projeto de lei que propões mais biodiesel no diesel.

Segundo o diretor técnico da Anfavea, “Foi aí que todo mundo se assustou, porque os problemas começaram a aumentar muito a partir do momento que houve adição além dos 10% , Nem atingimos os 15% e se chegar aos 20% será uma loucura”.

Alguns dos principais problemas que ocorreram com a adição acima dos 10% do biodiesel no diesel foi:

  • o entupimento do filtro de combustível, que será substituída mais vezes do que o previsto.
  • entupimento do bico injetor, que necessita em alguns casos até abrir o respectivo motor para manutenção
  • formação de borras e depósitos dentro do cárter e do motor.

Situação gera graves problemas para o segmento do transporte

Percentual de 12% de biodiesel no diesel passa a valer a partir de 1º de  março - Estradão

O diretor complementa, “Esses eventos elevam o consumo de combustível e o aumento do custo operacional. Em uma grande frota se torna uma situação dramática e toda a sociedade acaba pagando. Portanto, a evolução do percentual de mistura de biodiesel ao diesel implicará em maiores custos para o transporte rodoviário de cargas e de passageiros e, consequentemente, aumento de preços de produtos para toda a sociedade”, explica.

Representantes do setor do transporte questionam essas boas práticas e se reúnem para debater esse problema que irá gerar muito mais custos que o previsto no médio prazo, além de buscar alternativas viáveis para manter o setor mais produtivo evitando custos com desgastes dos componentes.

 

blogdotransporte

blogdotransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *