Transporte rodoviário: Crescimento no setor logístico em 2021

Transporte rodoviário e crescimento logístico 2021

Antes mesmo do COVID19 fazer parte do dia a dia do brasileiro, o transporte rodoviário e o setor logístico já tinham seu espaço no mercado. Era através dele que muito do que utilizamos chegava em nossas mãos. E, mesmo que a pandemia tenha trazido muitas incertezas e perdas em diversas áreas, sociais e de saúde, por exemplo, algumas deram alavancadas importantes e efetivas para consolidação da modernização e ampliação da tecnologia e logística, principalmente no transporte rodoviário. O e-commerce é um bom modelo disso, que antes era utilizado apenas por pessoas que já conheciam como funcionava e gostavam de dar praticidade ao seu cotidiano, sem a necessidade de se locomover para tais atividades.

Como fazer a padronização de processos logísticos?

Com a chegada da pandemia, todos tiveram que se reinventar em muitos aspectos. Como foi o que aconteceu quando o isolamento se tornou obrigatório para boa parte da população. Ele impediu muitos de sequer saírem para compras porém, as necessidades de todos não deixou de surgir diariamente, seja ela a de precisar fazer compras em um supermercado ou farmácia e ter restrição (ou medo de se deslocar para isso). Desde então as compras online se mostraram imprescindíveis, o meio mais rápido e seguro para resolução destes problemas.

Isso, não só facilitou a vida de todos, como também abriu grandes portas no setor logístico e no transporte rodoviário, já que, para que todo o delivery ou e-commerce funcione, precisamos de pessoas trabalhando na logística para que seu produto chegue com qualidade e rapidez.

Mediante à tudo isso, os usuários começaram a necessitar e utilizar mais os serviços do e-commerce e através dele mais empregos foram criados proveniente do aumento do setor e no transporte rodoviário. Afinal, em 2020 o mercado de trabalho foi muito impactado, mais de 13 milhões de brasileiros desempregados e, aqueles que investiram no setor logístico, tiveram muitas oportunidades devido à alta demanda, que só aumenta em 2021 e tem perspectiva positiva para os próximos anos, mesmo com o fim da pandemia com a melhora do transporte rodoviário.

Empresa de Transporte Rodoviário em São Paulo SP | Set Net Express

O setor pode aumentar ainda mais com um serviço bem entregue e mais clientes e empresas aderindo ao procedimento de e-commerce, que vem sendo planejado há 5 anos. A ideia inicial era que todas empresas adquirissem os sistemas de e-commerce e funcionasse totalmente online a partir de 2023, o que teve que ser antecipado com a chegada do COVID19. As empresas mais preparadas conseguiram atender facilmente a demanda, outras tiveram que se adequar às pressas e por isso o aumento da busca por logística também aconteceu, fora o transporte rodoviário que foi de extrema importância, resultado da expansão de compras online e das empresas à procura do apoio logístico.

Os setores que precisavam de ponto físico para trabalho e venda são os mais abalados e mesmo assim, tem de se adequar para continuar funcionando, exemplo que vemos acontecer diariamente: shoppings e restaurantes funcionando de forma online, onde os clientes fazem seus pedidos sem sair de casa e recebem em casa ou tem a opção de retirada em pontos delivery.

Ecommerce Venda On-Line Vendas - Foto gratuita no Pixabay

Com o aumento de procura logística também houve a solicitação de maior eficiência no setor, resultando no aumento do transporte rodoviário no Brasil. Anteriormente, um prazo de 7 a 14 dias para entrega de produtos era aceito pelo consumidor, no momento atual o departamento procura atingir seus clientes em no máximo 5 dias úteis e em alguns casos, em menos de 24 horas. Ou seja, as datas de entregas foram mais reduzidas, para agilizar e atender a necessidade do consumidor e o maior número deles.

Com o aumento do uso logístico e maior demanda do transporte rodoviário no pais, não só grandes empresas como Uber, Loggi, Correios tiveram melhoria e mais procura, como também autônomos vivenciaram mais oportunidades, especialmente com parcerias entre empresas e autônomos, onde os valores podem ser negociados de forma atrativa para ambos os lados.

Recentemente o setor também se preocupa com as tendências para o mercado, como as compras antecipadas, como precaução para o ajuste logístico e melhor organização no transporte rodoviário destas cargas. Exemplo deste caso é a Amazon, que tem seu próprio estoque de produtos, distribuídos em várias localidades do país, para melhor e mais rápido cumprir com a entrega dos produtos de seus clientes e tudo isso sem fretes abusivos. Ou as entregas oferecidas por sites como Mercado Livre, conhecidas como FULL onde o cliente adquire um produto e a empresa em questão precisa entregar o produto com a máxima rapidez possível. A prioridade também é dada especialmente porque o cliente paga pela entrega urgente e é necessário atender à prioridade, entre outros casos. E é importante que as empresas discutam e analisem cada tendência para se adequarem àquela que mais atrai os clientes e que expandem a logística, o transporte rodoviário e as vendas dos mesmos.

A busca por mais espaço de armazenamento em várias áreas do país também é uma tendência a ser observada e aplicada.

Fábrica Salão Industrial Logística - Foto gratuita no Pixabay

Em resumo, embora a pandemia tenha sido destrutiva em muitos âmbitos, também trouxe mais rapidez e modernidade na questão logística e tecnológica, ampliando e lapidando o transporte rodoviário no país.

A logística e a tecnologia sempre foram importantes e promissoras, ambas vêm tendo crescimento há muito tempo, com a pandemia cresceram e só provaram a autenticidade desta afirmação.

O impacto da logísticano setor e no transporte rodoviário sempre alcançou nossas próprias vidas em todos os sentidos e com o isolamento isso só se provou realidade, onde a população foi obrigada a fazer mais compras de forma online, em função das medidas do isolamento.

Essa mudança de consumo forçou empresas a inovarem e se adaptarem ao e-commerce e marketplace, usando-os como ferramenta principal de vendas aos seus consumidores.

Em meio à pandemia a recuperação de vários setores, principamente no setor do transporte rodoviário, também estão apoiados na logística, como o agronegócio, e-commerce, marketplace, todos decolando independente dos impactos do COVID19. O que fez, de acordo com diversos especialistas no ramo, e aos olhos das empresas e clientes, o setor logístico e tecnológico a ganharem grande destaque, aumentando cada vez mais. E, embora o setor tenha pouco investimento e muita demanda é fato que as empresas terão que se empenhar mais no investimento para alcançarem bons resultados.

blogdotransporte

blogdotransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *