Caminhões e carretas: As 3 melhores dicas de manutenção

Caminhões e carretas: As 3 melhores dicas de manutenção

Neste ano de 2021 tanto empresas como caminhoneiros estão buscando alternativas para a diminuição de custos operacionais no setor do transporte, pensando nisso traremos para você as 3 melhores dicas de como otimizar os gastos com manutenção da sua frota de caminhões e aumentar a segurança do caminhoneiro na estrada.

Manutenção de caminhão: Guia completo!

O primeiro passo para uma boa desenvoltura a longo prazo e a busca por menores custos nos caminhões e carretas é a manutenção preventiva da frota, o que ao longo do tempo pode fazer toda a diferença no melhor rendimento dos caminhões e carretas da frota.

1- Faça verificação periódica do óleo nos caminhões e carretas

Troca de óleo: conheça 8 mitos e verdades - Blog Juntos no Caminho - Tudo  sobre o seu caminhão

É de extrema importância para a manutenção do veículo, fazer a boa logística do óleo nos trucks. A viscosidade e a cor do óleo exigem atenção por partes dos responsáveis pelos caminhões e carretas. Alguns motores a diesel necessitam de lubrificantes especiais que aumentam a vida útil dos componentes e melhoram o desempenho do veículo.

2- Barulhos e ruídos são indicativos de  reparos

Problemas mecânicos: o caminhão está perdendo força, saiba o que fazer!

Sempre se atente à barulhos que ocorram em veículos em sua frota, ou peça para o motorista do veículo sinalizar quaisquer indicativos de problemas envolvendo as carretas e caminhões. Alguns problemas de ruídos podem estar correndo por conta do câmbio e transmissão durante a troca de marcha. Uma boa manutenção preventiva pode economizar muito a longo prazo com problemas previamente resolvidos.

É preciso manter o máximo de atenção, problemas de  suspensão, freios ou transmissão podem causar eminentes acidentes colocando em risco a vida do motorista, a danificação do caminhão e sérios problemas com a carga que está sendo carregada.

3- Fique atento à fumaça do veículo

Resolução do Contran pode dificultar fiscalização da emissão da fumaça  preta - Agência Transporta Brasil

A fumaça que sai do veículo pode ser um indicativo de problemas no truck que devem ser observados, normalmente fumaças saindo de locais onde não deveriam precisam ser resolvidas o quanto antes para evitar futuros problemas mais sérios envolvendo os componentes do motor.

Seguindo estas dicas de prevenção e manutenções periódicas sua frota de caminhões e carretas a longo prazo economizarão muito mais em peças obtendo uma durabilidade muito maior para o transporte de cargas e assegurando uma melhor qualidade no transporte.

Aproveite e veja nosso post inédito: Transporte de cargas: entenda como funciona.

 

blogdotransporte

blogdotransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *