Scania: setor produtivo, indústria e processos

Scania: setor produtivo, indústria e processos

Grande parte do transporte no país é guiado pela Scania, uma das principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Caminhoneiros e frotas de todo o país utilizam seus caminhões, inclusive para os caminhoneiros que precisam transportar cargas, confira o APP Mais Cargas e encontre as melhores cargas para transportar.

A nova fábrica da Scania tem a característica da indústria 4.0, feita especialmente para produzir a nova geração de caminhões da marca. A planta tem como principal novidade o uso de solda – a primeira montadora do Brasil que utiliza solda a laser no processo e é totalmente digital, além de usar a tecnologia como aliada na automação –, e ainda conta com um prédio com bom conforto térmico, dispensando ar condicionado.

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Com a inauguração, a Scania passou a ser a única montadora de veículos comerciais do País que utiliza o laser no processo de solda de 100% de suas cabinas. A medida aumenta a qualidade da vedação das cabinas e a resistência estrutural, eliminando riscos de infiltração e garantindo aerodinâmica – que é uma das responsáveis pela redução do consumo de combustível.

A fábrica se encontra em São Bernardo do Campo, onde são construídos todos os veículos e foi readequada para receber os modelos desta nova geração.

Apesar dos robôs fazerem o trabalho pesado, operação e supervisores sempre acompanham e auxiliam nos processos.

O sistema dos robôs também informa quando será necessária manutenção dos 75 aparelhos na fábrica.

O que dizem sobre a fábrica da Scania 

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“É a fábrica mais moderna e automatizada da Scania na América Latina e um espelho da nossa matriz na Suécia. Com esta unidade, revolucionamos os processos de manufatura integrada, com controle da produção desde o pedido até a entrega do veículo ao cliente. Trouxemos para o País que há de mais moderno em tecnologia industrial para a fabricação de caminhões seguros e eficientes”, afirmou Ricardo Cruz, gerente executivo da Fábrica de Solda de Cabinas.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, destacou a importância da unidade, que garante o processo de produção de cabinas na cidade. “Desta forma, a cabina sai completa daqui, o processo todo está dentro da mesma planta, desde a solda até a pintura e a montagem final. Isso garante empregos e produção aqui.’’

Na avaliação do prefeito Orlando Morando (PSDB), que esteve na inauguração da montadora, a fábrica representa mais uma sinalização de que o setor produtivo da cidade volta a se erguer. “O investimento da Scania mostra o quanto a empresa acredita em nossa cidade e traz a certeza de sua estabilidade e capacidade de crescimento. Trata-se de novo momento de pujança da economia em nosso município, a qual batalhamos muito para conquistar, por meio da desburocratização e do diálogo próximo ao setor produtivo”, ressaltou.

Funcionários da Scania e processos de produção

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A Scania teve o cuidado de garantir 10 mil horas de treinamento para mais de 160 colaboradores para que atuassem no local e, apesar de inicialmente não ter havido geração de mais empregos, a montadora procura sempre gerar postos de trabalho e tem aumentando os números de colaboradores. A fábrica utiliza o processo de soldagem de teto e das laterais da cabine, realizado por robôs, e tem a capacidade de produzir 25 mil cabines por ano.

Para que sejam entregues cabinas com rapidez e qualidade, a Scania utiliza de todos os recursos existentes no galpão, os processos utilizados mostram que são completamente necessários e já deveria existir em todas as montadoras.

Um dos processos é o uso da célula de medição – feita por escaneamento usando a foto geometria –, onde o robô tira foto da superfície das cabines e verifica medidas e dimensões da cabine, para concluir se são iguais aos modelos virtuais. O processo analisa todas as características das cabinas e se qualquer uma delas não atinge a qualidade do modelo virtual, é sucateada e o aço é reutilizado. Apesar de boa parte do processo ser feita pelos robôs, é necessário que os funcionários coloquem em pontos estratégicos da cabine, pontos de referência para os robôs fazerem a análise.

Também há uma área apenas para verificar a adequação de cada peça – pois são de diferentes fábricas – e este processo tem o objetivo de confirmar se as peças se encaixam uma à outra com perfeição.

A fábrica conta com vários outros processos, como o Cold Flow ou o Water Test, que é quando o veículo é submetido a um ciclo de dez minutos que derruba 6 mil litros de água para simular o desempenho dos veículos em dias de chuva.

O End Flow é onde acontece o processo da revisão final.

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Na área Top Coat, é onde encontramos a cabine pronta, recebendo pintura.

De acordo com Ricardo Cruz, Gerente Executivo da fábrica, a preparação durou mais de 3 anos onde os funcionários estudaram alta tecnologia e comportamento dos robôs com a função de oferecer a melhor cabina para o cliente. Também buscaram deslocar funcionários para a matriz na Suécia para viverem uma operação de alto volume, antes de iniciar as atividades no Brasil.

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A Scania traz o diferencial com a nova geração de cabinas a laser, onde é aplicado o laser em todos os modelos da empresa – diferencial grande em relação a vedação e geometria das cabinas, para ser entregue com perfeição e à provas de falha ao cliente.

Caminhões Scania: novos modelos

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Entre os novos modelos de caminhões desta nova geração da Scania, está o S500, que tem cambio automatizado, freio de estacionamento eletrônico e também onde a posição do motorista foi repensada – garantindo ótima visibilidade na nova posição, também se destaca os muitos comandos fáceis no painel e volante, além dos materiais de boa qualidade e conforte parecido ao de carro de passeio.

Há também o R500, que tem contração 6X4, menor consumo de combustível – cerca de 12% de economia – com um tanque de novo formato, garantindo menos peso no caminhão, com uma grande quantidade de combustível armazenada.

Venda de caminhão chassi Scania R500 6x2*4 chassi 4750mm nuevo - ID: 3899426

Possui trem de força, motor com tecnologia de injeção de alta pressão – onde o caminhão tem combustão mais eficiente, com mais potência em uma menor quantidade de combustível. Caixa de cambio GRS905, de duas velocidades – adicionando mais duas superlentas –, troca de marchas automatizada, que freia o eixo secundário da caixa para que o encaixe das engrenagens seja mais rápido – então o caminhão não perde tempo com troca de marcha, mantendo a velocidade média, dentre outras tantas novidades na nova geração dos caminhões Scania.

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