Transporte de minério | Bamin e VLI fecham parceria

Transporte de minério | Bamin e VLI fecham parceria

Mesmo com a crise pandêmica, várias empresas do setor do transporte de minério estão utilizando a fragilidade do mercado para encontrar novas oportunidades e vantagem competitiva no segmento nesse ano.

Nesta quarta feira(28), as empresas Bamin(Mineradora) e VLI(Companhia de Logística), assinaram um contrato para o transporte de minério de ferro desde a Mina de Caetité(Bahia-BA) até o Porto TUP Enseada do Paraguaçu(litoral do estado), com grandes expectativas visando a exportação da commodity, que ocorre em operação desde o início deste mês.

Investimento de 35,8 milhões de reais na locomoção do minério de ferro

VLI e Bamin fecham contrato para escoamento de minério de ferro a porto na  Bahia - ISTOÉ DINHEIROEm nota, Segundo o comunicado oficial da VLI, até o final de 2021, o prospecto de locomoção é de 490 mil toneladas de minério de ferro. A Companhia também relatou que nesta operação estão sendo investidos 35,8 milhões de reais.

O valor aplicado está sendo usado para diversas finalidades, como na reativação do Terminal Ferroviário de Licínio de Almeida, em material rodante e na construção do terminal rodoviário/ferroviário no município de Castro Alves. A descarga do minério dos vagões e o carregamento dos caminhões de carga que seguirão até o Porto TUP serão feitas no próprio terminal.

Abastecimento do mercado interno no setorBAMIN É CONSIDERADA A FAVORATIVA EM CONCESSÃO DA FERROVIA OESTE-LESTE »  Pimenta

De acordo com esta operação o trajeto entre o Terminal de Petim e o terminal Linício será desenvolvido sob a responsabilidade da VLI através da Ferrovia Centro(Atlântica FCA).

A VLI opera linhas para escoamento de produção do minério de ferro desde 2020, de Caetité até Minas Gerais, sempre visando a melhoria e o abastecimento do mercado interno via FCA.

Parceria e entusiasmo no crescimento do setor

Bracell fará escoamento de celulose por sistema rodoferroviário até o Porto  de Santos | Bahia de Valor

Segundo o gerente geral Asley Ribeiro, responsável pelos processos comerciais de Siderurgia, Construção e Industrializados da VLI, “Este é um passo importante para viabilizar muitos projetos minerais existentes na Bahia, estado que já é um dos maiores produtores minerais do País em valores totais.”

Ainda em nota apresenta entusiasmo no crescimento do setor mineral,”Tenho convicção de que esta parceria contribuirá para o crescimento do setor mineral baiano e o avanço do transporte ferroviário da VLI no estado por meio da Ferrovia Centro-Atlântica”, acrescentou Asley.

A VLI tem como acionista majoritária a mineradora Vale, porém também aparecem entre os acionistas da Companhia as empresas: FI-FGTS, Mitsui, Brookfield e Brasil Port Holdings.

blogdotransporte

blogdotransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *