Afuá Pará | Moradores utilizam bicicletas como principal meio de transporte

Afuá Pará | Moradores utilizam bicicletas como principal meio de transporte

Imagine uma cidade sem motos, carros, ônibus, caminhões, ou qualquer outro tipo de veículo motorizado circulando nas ruas, pense em um lugar onde todas as pessoas se deslocam de um canto a outro utilizando somente a bicicleta como meio de transporte, muito bom, né? Pois então, essa cidade existe, é Afuá, localizada na Ilha do Marajó, no estado do Pará.

Afuá: a nossa Veneza brasileira | Blog da MaxMilhas

Afuá fica em uma região alagadiça, é um município ribeirinho. Grande parte das ruas e casas da cidade são suspensas em palafitas, muitas delas feitas de madeira. E é por essas ruas que se deslocam de bicicleta cerca de 40 mil moradores da cidade.

A funcionária pública Yasmyn Pantoja mudou-se para Afuá há 20 anos. Ela relata que se surpreendeu ao ver pela primeira vez a Cidade das bicicletas. O fluxo é intenso em determinados horários, e mesmo não havendo nenhuma sinalização para organizar a circulação das bicicletas, o trânsito flui positivamente. De acordo com Yasmyn, nas ruas de Afuá, se baseia a lei de respeito e cortesia.

“Eu costumo dizer que o trânsito de Afuá é mais ou menos como o trânsito na Índia, sabe? Uma confusão, mas a gente se entende. Ninguém atrapalha ninguém, dificilmente alguém vai para o chão. Então, apesar do trânsito intenso, de não haver uma sinalização de fato, eu acho que a nossa cultura é tão massificada e ramificada, entre os afuaenses que moram aqui, que a gente consegue se entender nesse trânsito.” Diz, Yasmyn.

Afuá Pará e seu cenário exótico

A cidade possui uma arquitetura única, com casas de madeira, típicas da Ilha de Marajó. Afuá também é chamada de Veneza Marajoara. Andra Ataíde, turismóloga da Secretaria de Turismo da cidade ribeirinha, informou que muitos curiosos são atraídos pela cultura afuense e pela riqueza dos cenários da região.

Cardápio digital em Afuá, PA | OiMenu - Cardápio digital

“Muitos ciclistas, grupos de ciclistas pedalam, às vezes eles vêm para cá só para pedalar. Porque eles não têm a preocupação de acidentes de carro e outras especificidades. Estudantes de arquitetura, engenharia, fotógrafos… eles têm uma grande paixão por essa cidade pelo seu diferencial, né?” Completou, Andra.

Afuá traz à tona o conceito de mobilidade urbana inclusiva

Em Afuá, prefeitura fecha cidade e intensifica fiscalização a “clandestinos” – SelesNafes.com

Renata Falzone, jornalista e ciclo ativista conta que se encantou com a cidade de Afuá ao visitar o local. Ela também relata que tirou diversas fotografias e pedalou muito pela região. Segundo Renata, Afuá é um exemplo de como é possível existir uma mobilidade urbana mais democrática e inclusiva.

“Pedalar em Afuá é interessante. Porque você vê que realmente a bicicleta dá asas iguais para todo mundo no centro urbano. Então, é uma cidade que o ambiente urbano promove olho no olho, respeito, compartilhamento, poucas regras e muita harmonia. É incrível, maravilhoso.”, acrescenta, Renata.

Afuá Pará investe em infraestrutura para tornar bikes como principal meio de transporte

Para chegar até Afuá, é necessário pegar uma lancha do transporte hidroviário em Macapá, capital do Amapá.

No Brasil existe apenas uma Afuá, porém diversos municípios brasileiros também estão com investimentos em políticas públicas e infraestrutura para as bikes se tornarem um meio de transporte urbano e viável para a população.

blogdotransporte

blogdotransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.