Secretaria de Transportes entrega 3,7 mil credenciais de estacionamento em casa
Volume se refere a cartões emitidos e/ou renovados para idosos e pessoas com deficiência utilizarem em vagas especiais em Suzano.
Foram mais de 3,7 mil suzanenses agraciados em suas residências com a entrega de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, entre janeiro e agosto deste ano. Essa medida foi pensada e posta em prática pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, que a implementou no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em março de 2020.
Das credencias para idosos, foram requeridos e entregues 342 novos cartões e mais 2.598 renovações do benefício.
E também das pessoas com deficiência somam 828 unidades, sendo 81 novos pedidos e 747 renovações, todos entregues em casa. O cartão, nas duas modalidades, tem validade de um ano.
A entrega em casa e o pedido via telefone foram algumas das estratégias pensadas da Prefeitura de Suzano para preservar a saúde destes grupos, evitando o deslocamento para a rua, gerando circulação de pessoas, e as mesmas ficassem expostas ao novo coronavírus.
Para quem é destinado o benefício?
Esse benefício é destinado aos munícipes maiores de 60 anos ou para aqueles com deficiência comprovada e pode ser requerido pelo telefone (11) 4746-1166. O cartão permite o estacionamento regular em vagas estrategicamente localizadas, facilitando o acesso a estabelecimentos comerciais, clínicas, órgãos públicos, entre outros locais.
Uma das beneficiadas pelo serviço é a aposentada Dirce Monteiro, de 73 anos. Que precisava ir para consultas médicas e, com a validade do benefício próxima do vencimento, falou por telefone com a prefeitura.
“Foi uma surpresa muito positiva quando recebi. Tive a credencial entregue na minha casa, e os funcionários foram muito gentis comigo, desde o requerimento”, destacou.
A aposentada também ressalta a importância deste sistema para quem utiliza as vagas, que são sinalizadas com placas e pintura especial. “Tenho dificuldade motora e, quando vou ao médico, sempre estaciono em uma vaga para idoso. Se não houvesse este sistema da entrega em domicílio, estaria com a credencial vencida e teria que parar de estacionar perto da clínica. Dificultaria muito para realizar minhas consultas”, finalizou Dirce.
O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano, Claudinei Galo, disse que a medida revolucionou o dia a dia de quem utiliza a credencial e trouxe mais pra perto a prefeitura do cidadão. “Quando implementamos a entrega a domicílio, pensamos em quantas vidas estariam sendo transformadas pela ação. São quase 4 mil suzanenses beneficiados e que estão regulares para usar uma vaga localizada de forma estratégica, próxima a consultórios, mercados e ao comércio de forma geral”, pontuou.