Aplicativos de transporte | Com mais de 500 mil veículos cadastrados na capital Paulista, judicializaram fiscalização, diz CMUV em CPI

Aplicativos de transporte

Com o setor do transporte aquecido, empresas responsáveis por gerenciar aplicativos de transporte estão alavancando e gerando uma grande oferta para usuários que precisam de meios flexíveis para locomoção.

Serão investigados o transporte de passageiros e também investigadas empresas de aplicativos de transporte na capital paulista; Impactos na demanda dos ônibus, trens e metrôs também serão analisados.

Só a capital de São Paulo possui pelo menos 500 mil carros de aplicativos de transporte cadastrados que utilizam a infraestrutura de trânsito e operam com liminares.

CPI dos aplicativos ouve secretário de conselho municipal nesta terça -  Notícias - R7 São Paulo

A informação é do secretário-executivo da Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) de São Paulo, Felipe Scigliano Pereira, em depoimento, 19 de outubro de 2021, na CPI dos Aplicativos, na Câmara Municipal.

A capital possui 38 mil alvarás de táxis e pouco mais de 13 mil ônibus municipais.

De acordo com a Agência da Câmara Municipal, quanto às contrapartidas da capital, Felipe Scigliano Pereira informou que as próprias empresas calculam o valor estimado da compensação e repassam o montante à Secretaria Municipal da Fazenda. Os gastos com infraestrutura são bilionários, segundo o secretário.

 “Em 2016, houve um levantamento, qual o valor gasto em infraestrutura na capital de São Paulo, na casa dos bilhões, e foi levantada a estimativa de quantos quilômetros são rodados na capital de São Paulo. Nisso, chegou ao denominador de R$ 0,10 por KM rodado por empresa que circula na cidade. Em um momento posterior, para garantir a concorrência, esse valor foi transformado numa tarifa progressiva que varia, hoje, de R$ 0,10 a R$ 0,36 por KM rodado”, salientou, acrescentando que em 2020 foram arrecadados aos cofres públicos municipais R$ 151,5 milhões das empresas de transportes por aplicativos.

O número de carros é, de mais de 500 mil, mas a quantidade de motoristas pode ser bem superior, já que em muitos casos, dois ou três condutores dividem os mesmos veículos.

EMPRESAS SEM AUTORIZAÇÃO E O IMPACTO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS:

Há a estimativa de que, mesmo antes da pandemia, os aplicativos de transporte reduziram a demanda de ônibus, trens e metrôs em trajetos curtos e de melhor infraestrutura, causando um desequilíbrio financeiro no custeio dos transportes coletivos, uma vez que estes trajetos são os que bancam as viagens mais longas no transporte de média e alta capacidade.

Somente com subsídios públicos para manter o sistema de ônibus, a prefeitura de São Paulo desembolsa anualmente cerca de R$ 3 bilhões.Com mais de 500 mil veículos cadastrados na cidade de São Paulo, aplicativos  de transporte judicializaram fiscalização, diz CMUV em CPI

Vereadores afirmam possuir informações de que novas empresas de aplicativos de transporte estão a operar na cidade desde novembro de 2020, mesmo sem autorização.

Uma delas foi a inDriver, que se apresenta como um serviço de “Ofertas em Tempo Real”.

Questionado, o secretário da CMUV informou que a empresa inDriver não está cadastrada e nem autorizada a operar na cidade de São Paulo.

Porém, segundo a Agência Câmara, os integrantes da CPI afirmam que a empresa atua há quase 2 anos na capital paulista. Nessa divergência, os vereadores solicitaram a lista completa das empresas cadastradas e autorizadas pelo Comitê a operarem na capital.

Maiara

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