Uber Moto irá liberar seus serviços em Belo Horizonte mesmo após proibição de moto táxis na cidade

Uber Moto

Graças a tecnologia existe uma grande diversidade de aplicativos que suprem as necessidades do transporte das pessoas que utilizam meios de locomoção em seu cotidiano. O Uber Moto foi uma iniciativa para agregar motoqueiros no transporte de pessoas.

Uber utilizará motos em Belo Horizonte apesar da proibição de moto táxis na cidade.

Na sexta-feira, 22 de outubro, a Uber iniciou o uso de motos no transporte de passageiros em Belo Horizonte – MG, mesmo estando proibido a utilização desse tipo de veículo na capital mineira.

Uber Moto chega a Belo Horizonte mesmo com proibição de mototáxis

A Uber informa que suas funções de transporte de passageiros seguem requisitos diferentes dos que são exigidos pelas maiores transportadoras do Brasil.

A modalidade de moto táxi tem a regulamentação da resolução 356 do (Conselho Nacional de Trânsito), o Contran, isso nacionalmente. As condições necessárias para a segurança no transporte de passageiros e cargas em motocicletas são estabelecidas nesse documento do Contran.

Prefeitura analisa proibição de Uber Moto na cidade

Apesar de haver essa proibição de moto táxi na cidade de Belo Horizonte, os municípios possuem autonomia para proibir ou não o uso desse tipo de veículo. De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, esse serviço não é regulamentado pela BHTrans, por esse motivo não possui permissão.

A prefeitura também afirma: “Com o intuito de coibir o transporte irregular, a BHTrans faz ações em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal para monitoramento, e multas são aplicadas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”.

Segundo a Uber, por a companhia se tratar de uma empresa de tecnologia que interliga seus parceiros, (e que esses utilizam seus próprios veículos) aos passageiros por meio de um aplicativo, suas atividades não se enquadram nos mesmos requisitos exigidos para empresas de transporte.

“Na modalidade Uber Moto, parceiros contratam o aplicativo para realizar transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o moto táxi, ao qual se referem as legislações mencionadas”, informa a Uber.

Em nota também a prefeitura informa: “Mediante a oferta para transporte de passageiro por motocicleta pela Uber, a BHTrans e a prefeitura de Belo Horizonte estão analisando e estudando medidas para a regulamentação e fiscalização do serviço”.

Disponibilidade do Uber Moto nas cidades brasileiras

A Uber Moto está disponível em outras 41 cidades brasileiras além da capital de Minas Gerais. A ideia e proposta da Uber Moto é que haja uma redução de preço de aproximadamente 25% nas viagens com motos em comparação aos preços das viagens feitas em carros pela modalidade UberX.

O designer de moda Guilherme Ferreira, de 25 anos, preferiu utilizar moto através do aplicativo após ver nas redes sociais a nova funcionalidade da Uber. ” O valor que eu paguei na viagem é equiparado ao que eu pagaria em uma passagem de ônibus e eu consegui fazer de uma maneira mais rápida.”, diz ele. Para Guilherme, a maior preocupação é a segurança e higiene com os passageiros, já que o mesmo capacete é utilizado por várias pessoas ao longo do dia.

De acordo com a Uber, é recomendado que os passageiros utilizem seus próprios capacetes, ou então que os capacetes dos motociclistas sejam higienizados com produtos específicos, e utilizando toucas higiênicas, que poderão ter reembolso dos gastos.

Maiores Transportadoras do Brasil

Mesmo com o Uber Moto atendendo uma grande demanda para pequenas entregas e viagens, existem transportadoras especializadas no nicho que trabalham especificamente com o envio de cargas, saiba mais acessando a postagem que fala sobre as Maiores Transportadoras do Brasil no blog do Guia do Transporte.

blogdotransporte

blogdotransporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *