Setor de Transporte | Aumento de custos no setor prejudicam novas empresas
Mesmo com o mercado aquecido, o setor de transporte sofre com as altas taxas e impostos abusivos o tornando menos lucrativo do que deveria ser, tendo grande impacto para profissionais autônomos do transporte e pequenas transportadoras.
Com a alta do combustível alcançando picos históricos nestes últimos anos, o setor está com grandes dificuldades para alcançar uma margem estável de lucros de forma consistente.
Com aumento nos custos do setor do transporte, empresas precisam aderir a novas práticas de trabalho
De acordo com a Sintratol e Sintropar “óleo diesel, que representa em torno de 46,08% do custo direto, subiu 65,3% no ano; os juros básicos (Selic) nos últimos seis meses evoluíram de 2% para 8,5% (projeção feita em outubro/21). Os spreads bancários também subiram cerca de 2 pontos percentuais; os preços de caminhões e implementos rodoviários aumentaram mais de 50% e a inflação setorial que superou 30% no período”.
Segundo o presidente da Sintratol, é necessário haver mudanças críticas no setor do transporte. Com todas as margens de lucro sendo espremidas por pequenas e médias empresas, a possibilidade de recuperação do setor se deve ao posicionamento do governo em anemizar o período de crise e diminuir impostos, além de encontrar estratégias para fazer empresas potencialmente fortes se consolidarem no mercado.
Continuando a discussão o presidente da Sintratol em nota diz que “Precisamos mudar a forma de trabalhar. O transportador precisa investir em conhecimento, tecnologia e desenvolvimento da empresa, pois é a única solução para um transporte profissional e qualificado”, alerta o presidente do Sintratol.
Viabilidade econômica no setor do transporte
Para atingir a estabilidade no setor do transporte, empresas do segmento precisarão se readequar à nova realidade, utilizando o poder da tecnologia e desenvolvimento tecnológico para abstrair as melhores práticas e entregar para o seu cliente um transporte profissional e qualificado.
Após a crise de 2020, a intensificação da tecnologia foi fundamental para o bom desenvolvimento de algumas empresas, que mesmo com as incertezas do setor se mantiveram bem fundamentadas utilizando formas de otimização nos processos e cortando gastos de forma inteligente.
Por isso é mais importante do que nunca manter um controle de custos e estar atento as opções para redução da carga de impostos.
Com certeza! calcular riscos e se atualizar perante às novas tecnologias é extremamente importante no setor do transporte.