Transporte público São Paulo | Novo bilhete TOP gera insatisfação nos passageiros
Usuários do transporte publico em São Paulo têm reclamado de problemas e instabilidade do aplicativo e dos totens de compra nas estações do Metrô e da CPTM da cidade de São Paulo, isso tem gerado transtornos no embarque de passageiros após algumas bilheterias fecharem.
Bilhete TOP substitui o cartão BOM no transporte público São Paulo
Desde o mês passado o bilhete TOP começou a substituir o cartão BOM que era utilizado no transporte público da Grande São Paulo, esse novo bilhete é utilizado através de um aplicativo e de totens nas estações do Metrô e da CPTM, porém o TOP já tem acumulado diversas reclamações dos usuários devido à instabilidades do sistema.
O Governo de São Paulo lançou o bilhete TOP com o intuito de ter embarques mais rápidos nos ônibus da EMTU, no Metrô, e também na CPTM, porém, não é isso que está acontecendo na prática.
A reportagem do SP1 percorreu nesta segunda-feira(22 de novembro) por algumas estações, e ouviu relatos e reclamações de passageiros informando que o aplicativo TOP estava travando ou não estava funcionando.
Pontos de venda e autoatendimento serão reforçados no transporte Público
O Governo de São Paulo informou que a rede de pontos de venda e o autoatendimento serão reforçados antes dos fechamentos das bilheterias do Metrô e da CPTM, que também adotaram o bilhete unitário por “QR Code”.
Marcos Paulo Jeremias, psicopedagogo, estava animado em comprar bilhete através de aplicativo utilizando uma nova tecnologia, mas ele teve problema na sua utilização.
“O TOP é um aplicativo que ajuda bastante, é necessário digitalizar as coisas cada vez mais e diversificar, né? Mas não sei o que aconteceu. Tenho o cartão do Bilhete Único também, sempre como reserva, por que não dá pra confiar numa alternativa só, né?!”, disse, Marcos Paulo.
Já o bancário, Renato de Oliveira não possui o Bilhete Único, e devido à problemas no bilhete TOP, ele não conseguiu embarcar de manhã na CPTM em Osasco, na Grande São Paulo.
“O aplicativo não funciona e eu estou sem dinheiro. Me pegou desprevenido e agora não tem o que fazer. Acho que eu vou ter que pedir um Uber” informou Renato.
Compras de passagem pelo aplicativo TOP na linha 3 – Vermelha
Na estação Belém, linha 3- Vermelha do Metrô não tem bilheterias, foram fechadas há um mês, portanto, para comprar passagem lá é somente pelo aplicativo TOP ou pelos totens de autoatendimento, que também nem sempre funcionam.
“Tem dia que funciona, tem dia que não funciona. Tem dia que a gente está atrasado, pega fila e acaba se atrasando ainda mais. E aí as vezes eu acabo indo de ônibus por causa disso”, disse o ajudante Isaías Macedo.
A reportagem do Bom Dia SP esteve de manhã na estação Dom Pedro II, linha 3- Vermelha do Metrô, e também mostrou que os totens não estavam funcionando, tinham mensagem de erro e tela travada.
Ao menos sete cidades da Grande São Paulo utilizam o cartão BOM nos ônibus municipais: Carapicuíba, Suzano, Taboão da Serra, Cotia, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Mas segundo o Governo Paulista, essa transição será gradual no sistema dos ônibus à partir de 29 de novembro, e o cartão TOP não está funcionando ainda nessas catracas.
Bilheterias no Metrô e na CPTM não existirão mais
A Secretaria Estadual de Transporte informa que existe mais de um totem nas estações e que o funcionamento dos aparelhos são acompanhados por uma equipe que faz reparos sempre que há necessidade.
Como mostrado na reportagem, na estação Dom Pedro II havia realmente mais de um totem, porém nenhum estava funcionando.
Em relação à instabilidade do sistema do aplicativo TOP, o Governo de São Paulo informa que há mais de 340 mil cadastros no aplicativo e que diariamente são feitas atualizações e melhorias no sistema.
Confira as melhores notícias também no Guia do Transporte